terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vídeo sobre a água

Água from Momento Ambiental on Vimeo.

Gerenciamento de Água Mais Inteligente Abundante ou insuficiente. O mundo precisa adotar uma maneira mais eficiente de pensar sobre a água

dos nossos atuais sistemas de gerenciamento de água, uma em cada cinco pessoas no planeta não dispõe de acesso adequado a uma água potável, Muitos acreditam que ela seja barata e abundante. Mas, por causa.
Embora o volume total de água no planeta não tenha jamais se alterado, a natureza dessa água está mudando. Desde os lugares onde cai a chuva até a composição química dos oceanos, tudo está em fase de mudança. E essas mudanças estão nos forçando a fazer algumas perguntas difíceis sobre como e onde nós vivemos e trabalhamos.
A Terra tem um sistema de autorregulagem da água que é quase perfeito. Todos nos lembramos das lições recebidas na escola: a água dos oceanos evapora e forma as nuvens. Essas nuvens deslocam-se sobre os continentes e produzem a chuva. A água da chuva corre para os lagos, rios ou para os aquíferos. A água dos lagos, rios e aquíferos então evapora e volta para a atmosfera ou flui para os oceanos, completando o ciclo.
Mas a humanidade atrapalhou esses planos.
Toda vez que interagimos com a água, nós a transformamos, mudamos sua direção ou alteramos o seu estado.
Muito embora ela seja em si um recurso mundial, nós a tratamos como se fosse um assunto regional. Não há um mercado global para ela, e há pouca comercialização internacional. “Água diz respeito a quantidade, qualidade, espaço e tempo”, diz Ian Cluckie, professor de Hidrologia e Gerenciamento da Água na Universidade de Bristol, Inglaterra, no relatório Global Innovation Outlook da IBM sobre gerenciamento da água. “Se você tem ou não um grande problema, isso é coisa que depende inteiramente de onde você vive.”
Mas, junto com a inovação, vem a inspiração. Utilizando avanços tecnológicos – redes de sensores sofisticados, medidores inteligentes, computação pesada e análise de dados avançada – nós podemos ser mais inteligentes sobre como gerenciamos a água de nosso planeta. Hoje podemos monitorar, medir e analisar ecossistemas inteiros, desde rios e reservatórios até as bombas e canos em nossas casas. Podemos dar a toda e qualquer pessoa, organização, empresa, comunidade e nação que dependa de um suprimento contínuo de água limpa – ou seja, todos nós 

uma visão única, confiável e atualizada do uso que fazem de sua água. Mas esta é apenas uma primeira gota.

Como incentivar economia de água de forma inteligente

Conservar energia, água, recursos naturais e a beleza natural da pele são coisas muito difíceis, principalmente com ecochatos e biotards enchendo a paciência o dia todo. É importante sim usar os recursos renováveis e não renováveis de forma consciente e coerente, mas não é algo que acontece da noite para o dia. O ser humano está habituado a ter esse comportamento predatório há séculos, ainda vai demorar um pouco para essa consciência ecológica se espalhar pelo mundo (Japão não conta).

Formas inteligentes de sensibilizar as pessoas tendem a ser mais eficientes na hora de catequizar essas pessoas. É o caso dessa pia “pobre peixinho dourado”. O conceito é simples, se você gastar água demais o peixinho vai morrer seco: